O ogro azul dos fãs de anime e mangá…

Tsuritama


Peixes + Alienígenas+ Patos + Adolescentes = Tsuritama.

Peixes + Alienígenas+ Patos + Adolescentes = Tsuritama.

“Um grupo de heróis nada convencional se unirá numa pescaria que salvará o mundo. Um anime original e bastante divertido que agrada, acalma e pode até fazer você se viciar em Bon Odori”

Relatando…

O jovem Sanada Yuki sempre teve problemas para se relacionar com as pessoas devido sua timidez e a dificuldade de lhe dar com situações incomuns. Devido a certas circunstâncias, vive sozinho com sua avó e com  objetivo tanto de ajudar Yuki quanto de viver em um ambiente mais próximo da natureza, eles decidem se mudar para o distrito costeiro de Enoshima. E outro visitante, vindo de um lugar muito mais distante, irá chegar neste mesmo distrito, o jovem alienígena Haru, que junto a sua irmã Coco foi enviado a terra para capturar um outro ser de sua raça que está prestes acabar com o equilíbrio do planeta.

Em Enoshima existe uma lenda de que uma deusa alienígena teria descido lá no passado para acalmar o terrível dragão de cinco cabeças que estava aterrorizando a população e deste encontro surgiu várias tradições antigas deste lugar, incluindo uma curiosa dança bastante semelhante as do festival Bon Odori (Um festival que ocorre no Japão e que possui uma dança bem característica).

Yuki se tornará amigo de Haru, de um colega de classe, que é especialista em pesca, chamado Natsuki e de um estranho jovem chamado Akira, membro da organização secreta Duck e que costuma usar turbante, além de andar sempre com um Pato chamado Tapioca. Estes 4 jovens terão que superar seus medos, seus traumas e até mesmo ir contra o governo para salvar o mundo de uma grande ameça, ou quase isso.

Um dos animes de primavera do bloco Noitanima e sem dúvida uma das séries mais divertidas e bonitas do ano de 2012. Se você ainda não viu Tsuritama, trate de corrigir este erro e assista mais esse anime maluco.

Sobre a Obra

DUCK!

DUCK!

Tsuritama foi lançado no dia 7 de abril de 2012 e era exibido no famoso bloco NoitaminA da TV Fuji, ao todo contou com 12 episódios. A série foi produzida pelo estúdio A-1 Pictures (Kannagi, Fairy Tail, Working!!, Uchuu Kyoudai e Magi) e dirigida por Nakamura Kenji (Ayakashi: Japanese Classic Horror, Mononoke, Kuchuu Buranko e C).

O roteiro de Tsuritama a princípio parece meio bagunçado, mas na verdade apresenta uma história bastante linear envolvendo Sci-fi e Comédia, que passa uma mensagem de amizade e superação. Tanto as cenas como os diálogos são muito bem elaborados e o final, embora nada incomum, é muito bem feito. Como a série é original não havia nada que prendesse o roteiro, por isso é fácil perceber que o planejamento de cada um dos 12 episódio foi muito bem feito e devido a isso a série segue um ritmo bastante adequado, sem se apressar nem ser lenta demais. Outro detalhe que chama bastante atenção é arte, a começar pelo Character Design que lembra o curta Cencoroll que é dirigido pelo Character Designer de Tsuritama, Uki Atsuya. Já os cenários são todos bastante coloridos e combinam muito com a Enoshima apresentada no anime, vale ressaltar que o distrito não só existe como muitos dos lugares retratados são inspirados em locais reais.

A animação da série é excelente, sem muitas flutuações na qualidade, além disso, o anime usa de forma bastante inteligente os efeitos visuais para causar mais impacto em algumas cenas e não usa tanto esses efeitos para esconder falhas da animação já que a mesma é bastante consistente. A trilha sonora ficou a cargo da Kuricorder Quartet, que é um grupo que apenas havia trabalhado junto as animações infantis Kyoro-chan e Nanami-chan, mas a simplicidade de suas músicas encaixou perfeitamente com a série e tanto o tema de abertura, Tsurezure Monochrome da FUJIBABRIC, quanto o tema de encerramento, Sora mo Toberu Hazu do grupo Sayonara Ponytail, parece que foram feitos especialmente para o anime, pela forma como se adequaram aos vídeos.

Por fim, a dublagem juntou um grupo de novatos e veteranos, incluindo Sugita Tomokazu, que recentemente foi homenageado no primeiro texto da coluna “A voz dos personagens” aqui do Anime Portfolio. Destacarei então o Haru que é dublado pelo já experiente Irino Miyu (Shaoran em Tsubasa Chronicles, Kitamura Kou em Cross Game, Tadakuni em Danshi Koukousei no Nichijou e Tsubaki Akira em Nazo no Kanojo X) e o Sanada Yuki que foi dublado por Ousaka Ryouta (Katou Kiri em Sket Dance e Sasahara Souhei em Tonari no Kaibutsu-kun), que embora mais velho que o Miyu, não teve tantos papéis de destaque ao longo de sua carreira, mas já está escalado para alguns séries bastante esperadas em 2013.

Opinando

Tsuritama foi uma completa surpresa, pois embora para mim o NoitaminA seja quase um selo de qualidade, muitas séries que não parecem combinar com estilo que estou acostumado a ver no bloco vieram nos últimos 2 anos e poucas me agradaram, mas dentre todas, Tsuritama sem dúvida foi a que mais gostei. Acho que a dosagem de comédia, com ficção científica e com um pouco de drama estão na medida certa para uma grande obra. O Character Design que me parecia estranho para o bloco a princípio, caiu perfeitamente bem e a série me fez lembrar uma sensação que não tinha desde a segunda temporada Arakawa Under The Bridge, que é o humor involuntário,  daquele tipo que não tenta lhe fazer rir, no entanto que acaba fazendo isso pela estranheza e muito embora eu ainda prefira Arakawa, Kuragehime, Honey & Clover, além de alguns outros animes do NoitaminA, Tsuritama é sim um dos animes mais bacanas do bloco.

Curiosidades

A lenda de Enoshima retratada no anime é uma leve adaptação da mais famosa lenda da verdadeira Enoshima presente no Enoshima Engi. Uma outra curiosidade, não tão relacionada ao anime, para os ufólogos, pseudo-ufólogos e também para os céticos de plantão é o vídeo abaixo gravado este ano, onde a princesa japonesa Kaoru Nakamura revela ter contato com alienígenas e faz um informe sobre o que acredita que vai acontecer no dia 22 de Dezembro deste ano de 2012.

Anúncios

Comentários em: "Tsuritama" (3)

  1. […] quarta colocação nos deparamos com a divertida e dançante abertura de Tsuritama. Dessa vez temos FUJIFABRIC com sua música “Tsurezure Monochrome” na parte sonora […]

  2. […] Vale ressaltar que Tsuritama também já foi resenhado aqui no Anime Portfolio e parte deste texto foi usado no http://umanimepordia.com.br. Para conferir o texto do AP, cliquem aqui. […]

  3. […] “Um dos animes de primavera do bloco Noitanima e sem dúvida uma das séries mais divertidas e bonita…“ […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: